PANEL OF JUDGES FOR PORTUGUESE LANGUAGE FEATURE FILM AND SHORT FILM COMP.

Atriz portuguesa, nascida em 1940. Apesar de ter iniciado a sua carreira artística como bailarina clássica, tornou-se num dos grandes símbolos do "Cinema Novo". O seu papel mais célebre foi o de Ilda em Os Verdes Anos (1963), filme que marcou a afirmação de uma nova vaga do cinema português. Tornou-se numa das intérpretes mais requisitadas pelos realizadores contemporâneos. Trabalhou com Paulo Rocha, em Mudar de Vida (1967) e O Rio do Ouro (1998), sob as ordens de João Botelho, em Conversa Acabada (1982) e Tempos Difíceis (1988), com Fernando Lopes, em O Delfim (2002), e foi uma das atrizes prediletas de Manoel de Oliveira, que a dirigiu em Vale Abraão (1993), A Caixa (1996), Viagem ao Princípio do Mundo (1997), Inquietude (1998), Je Rentre à la Maison (Vou Para Casa, 2001) e O Princípio da Incerteza (2002). Das suas aparições teatrais, destacam-se O Impostor-Geral (1965), onde trabalhou ao lado de Raul Solnado e Armando Cortez, Braço Direito Precisa-se (1966), de Manuel Pressler, onde contracenou com Barroso Lopes e Francisco Nicholson, e Desculpe Se o Matei (1966), novamente contracenando com Raul Solnado.
Portuguese actress born in 1940. Although she started her career as a classical dancer, she became one of the icons of Portugal’s “New Cinema”. Her most celebrated role was as Ilda in Os Verdes Anos (1963), a flagship film of a new wave in Portuguese cinema. She became one of the most in-demand actresses. She worked with Paulo Rocha in Mudar de Vida (1967) and O Rio do Ouro (1998), João Botelho in Conversa Acabada (1982) and Tempos Difíceis (1988), and Fernando Lopes in O Delfim (2002). She was a preferred actress of Manoel de Oliveira, who directed her in Vale Abraão (1993), A Caixa (1996), Viagem ao Princípio do Mundo (1997), Inquietude (1998), Je Rentre à la Maison (2001) and O Princípio da Incerteza (2002). In theatre, her leading roles were in O Impostor-Geral (1965), where she worked alongside Raul Solnado and Armando Cortez, Braço Direito Precisa-se (1966), by Manuel Pressler, also starring Barroso Lopes and Francisco Nicholson, and Desculpe Se o Matei (1966), again alongside Raul Solnado.

Caterina Cucinotta é professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos de Madrid (Espanha). Doutorada em Ciências da Comunicação, Cinema e Televisão, pela universidade NOVA, desenvolveu, entre 2017 e 2023, o projeto de pós-doutoramento “Figurinos e textura espacial no cinema português dos últimos 50 anos” no Instituto de História Contemporânea. Membro da direção da AIM, Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento, coordena o GT de Cinema e Materialidades. É autora dos livros “Viagem ao cinema através do seu vestuário” (2018) e “Figurinos e figurinistas no cinema em Portugal. Conceitos para novas materialidades” (2023) e membro da equipa do projeto exploratório FCT “Speculum, filmar-se e ver-se ao espelho”. Trabalha a história do cinema e a comunicação audiovisual através dos Costume Studies, mise-en-scène, ofícios femininos, técnicas e arte.
Caterina Cucinotta is an invited assistant professor at the Faculty of Communication Sciences of the Rey Juan Carlos University of Madrid (Spain). After obtaining a PhD in Communication Sciences, Cinema and Television at the NOVA University, between 2017 and 2023 she carried out a post-PhD project entitled “Costumes and spatial texture in Portuguese cinema in the last 50 years” at the Institute of Contemporary History. Part of the management of the Association of Moving Images Researchers (AIM), she supervises the Cinema and Materiality Working Group. She is the author of the books “Viagem ao cinema através do seu vestuário” (Journey through cinema through its clothing) (2018) and “Figurinos e figurinistas no cinema em Portugal. Conceitos para novas materialidades” (Costume and costume designers in Portuguese cinema. Concepts and new materiality) (2023) and a member of the FCT exploratory project “Speculum, filmar-se e ver-se ao espelho” (Speculate, film and look in the mirror). She works on the history of cinema and audiovisual communication through Costume Studies, mise-en-scène, female workshops, techniques and art.

Fotógrafo e realizador português, especializado em História Natural. Mestre em Wildlife Documentary Production pela Universidade de Salford, Inglaterra. Licenciado em Comunicação e Design Multimédia pelo Instituto Politécnico de Coimbra. Em 2014 fundou a Wildstep Productions, produtora independente especializada em conteúdos de História Natural e Ambiente com o objetivo de chegar ao grande público conectando Arte, Ciência e Conservação. As suas produções foram emitidas pela TV portuguesa e internacional (SIC, RTP1, TVE, Wild Planet, HRT e Planete + e foram premiadas em vários festivais de cinema, obtendo recordes de audiência no formato História Natural em Portugal. Participou como operador de câmara e de som em várias produções em Espanha, Peru, Brasil e Argentina. Como fotógrafo de natureza publicou na National Geographic Magazine e foi distinguido em vários concursos internacionais. Orador convidado em conferências, escolas e universidades.
Portuguese photographer and director specialised in Natural History. Master’s degree in Wildlife Documentary Production at Salford University, England. Graduate in Communication and Multimedia Design at Coimbra Polytechnic Institute. In 2014 he founded Wildstep Productions, an independent production company specialised in History, Nature and Environmental content. The mission of the company is to cater for mass audiences by connecting Art, Science and Conservation. Its productions have been broadcast on Portuguese and international television channels (SIC, RTP1, TVE, Wild Planet, HRT and Planete+) and have won awards at several film festivals. Its productions have broken viewership records for Natural History programmes in Portugal. He has taken part as a cameraman and sound engineer in several productions in Spain, Peru, Brazil and Argentina. His work as a nature photographer has been published in the National Geographic Magazine and he has won awards in several international contests. He is an invited speaker in conferences, schools and universities.