CineEco 1995

I Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela

28 de Outubro a 5 de Novembro de 1995

Programa

Filmes Premiados

 

O “CineEco '95” integra uma secção a concurso, de obras em cinema ou vídeo, nacionais ou estrangeiras, que tenham como tema o ambiente, e que concorrem à atribuição de vários prémios, entre os quais a Campânula de Ouro, no valor de 2.500.000 escudos. Para além desta secção a concurso, muitas outras secções se anunciam, num bem recheado programa de divulgação de cinema e dos temas propostos. Assim, no cinema de Seia, haverá sessões infantis, com obras como “As Aventuras de Zak e Crysta na Floresta Tropical”, “Libertem Willy”, “Sirga, o Rapaz Leão”, “Em Busca do Vale Encantado”, “A Bela Adormecida”, “Papuça e Dentuça” ou “Os 101 Dalmatas”.
Ainda na sala de cinema de Seia, e em sessões que procuraram sobretudo cativar e motivar os jovens da região da Serra da Estrela para a aventura do cinema, serão projectados um conjunto de filmes que tem como referência comum a relação do homem com o seu habitat natural.
“Outras Terras, Outras Gentes” agrupará obras como “Baraka”, de Ron Fricke, “Os Últimos Dias do Paraíso”, de John McTiernan, “Rio Selvagem”, de Curtis Hanson, “O Piano”, de Jane Campion, “Dança com Lobos2, de Kevin Kostner, “Urga, o Espaço sem Fim”, de Nikita Mikalkov, “Parque Jurássico2, de Steven Spielberg, “Adeus a Maiora”, de Elem Klimov, “Rapanui, o Centro do Mundo”, de Kevin Reynolds, “Esta Terra é Minha”, de Jim Sheridan, “1492: Cristovão Colombo”, de Rydley Scott, “Através das Oliveiras”, de Abbas Kiarostami, “Tilai - A Lei e a Honra”, de Idrissa Ouedraogo, “A Brincar nos Campos do Senhor”, de Hector Babenco, 2O Grito da Montanha”, de Werner Herzog, “Os Olhos Azuis de Yonta”, de Flora Gomes, “Rapsódia em Agosto”, de Akira Kurosawa, “Germinal”, Claude Berri, “E Fez-se Luz”, de Otar Iosseliani, “André”, de George Miller ou “Aqui na Terra”, de João Botelho. Para os amantes do fantástico haverá ainda três meias noites fantásticas: “O Exército das Trevas”, de Sam Raimi, “Lobo2, de Mike Nichols ou “Palpitações”, de Ron Underwood.
O vídeo educativo estará igualmente presente em séries como “Desafios da Natureza”, “O Mundo Animal Selvagem”, “Zoo - os Maiores da Europa” ou 2Desafios da Natureza”. Também os mais jovens poderão ver episódios de “Tintin”, “Tom e Jerry - The Kids”, “Dinosaucers”, “Era Uma Vez a Floresta”, etc.
Importante será ainda o ciclo dedicado a obras de Vergílio Ferreira adaptadas ao cinema, e que será completado com edição de um caderno: “Vergílio Ferreira, a Serra e o Cinema”, coordenado por Lauro António. Outro caderno a sair por esta altura terá a ver com uma exposição organizada pelo IPAM, Instituto de Promoção Ambiental, e que tentará mostrar o que até hoje foi editado em Portugal na área da defesa do ambiente.

 

Empresa Municipal de Cultura e Recreio Seia - Município de Seia - Ministério da Cultura - ICAM