CineEco 2001

VII Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela

12 de Outubro a 21 de Outubro de 2001

Filmes Premiados

Juri

 

JÚRI INTERNACIONAL

FRANCISCO DE ASSIS SABINO DANTAS (Brasil)
Ambientalista e Engenheiro Florestal. Foi presidente do Conselho da Reserva da Biosfera do Cerrado (UNESCO), presidente do Conselho do Meio Ambiente do Distrito Federal, presidente da Fundação Pólo Ecológico de Brasília e Secretário Estadual do Meio Ambiente do Distrito Federal. Recentemente participou das delegações representativas do Brasil das Conferências do Clima em Haia e Bonn. É Deputado Distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

FRANCISCO MANUEL VERES MACHADO (Portugal)
Nasceu em Lisboa em 1951. Frequência do curso de Arquitectura na ESBAL, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Curso de Estética no IADE, Curso de Desenho na SNBA, Sociedade Nacional de Belas Artes. Les Entrepreneur de L'Audiovisiuel European / Media I, CORPUS, Management e Legal Aspects of a Production Company / Media II. 1988/0: Realizador de Publicidade, documentários e séries, montador, produtor, professor. Director do I@T, Instituto de Ensino e Investigação em Audiovisuais e Tecnologias da Comunicação. Membro do Concelho Directivo do Curso de Cinema da Universidade Moderna. Membro fundador do ECTC, European Children Television Center. Presidente do Ulisses, Festival Internacional de Cinema e Televisão para Crianças.

ISABEL MARIA RAPOSO (Portugal)
Licenciada em Biologia. Assessora Principal do IPAMB desde 1993. Professora do Ensino Secundário (1976/1979) e do Ensino Superior privado (1980/1990); Técnica superior da Comissão Nacional do Ambiente desde 1979, foi Chefe de Divisão de Formação Ambiental do INamb (1989/1993).Foi responsável ou coordenou diversos projectos e iniciativas no domínio da Educação Ambiental, ao nível nacional e internacional. Desde o início de 2001 desempenha funções de assessora da Presidência do IPAMB para a área das relações internacionais.

JOSÉ BENEDITO DE OLIVEIRA (Brasil)
Ambientalista, licenciado em Educação Artística e graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília, Analista Judiciário. Foi chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, coordenador da Comissão de Plantas Medicinais do Distrito Federal. É Director Financeiro da GAIA 21 e Assessor Parlamentar para o Meio Ambiente na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

LESLIE K. SULLIVAN (EUA)
Directora do World Animation Celebration, Los Angeles, CA (EUA) e do Ulisses International Film and Television Festival. Professora de Produção no I@t/Instituto de Ensino e Investigação em Audiovisuais (1998-2001). Directora da revista “Animation Magazine”, Los Angeles, CA (1996-1994). Produtora de “Animation Celebration Series” (26 horas, em episódios) e de “Cosgrove Muerer”.

MARIA DAS GRAÇAS (Brasil)
Maria das Graças, nascida em Ouro Preto- Minas Gerais., é actriz de teatro, cinema e televisão. Participou em diversas telenovelas da Globo: Gabriela, Grito, de Jorge de Andrade, O Feijão e o Sonho, Escrava Isaura, Sinhazinha Flor; Filmes: Chica da Silva. Pai do Povo.A Deusa Negra; Em Portugal, telenovelas: Ricardina e Marta, Isso é o Agildo, Sétimo Direito, A Grande Aposta. Foi manequim exclusiva de uma empresa de moda da Alemanha.

ROSÁLIA VARGAS (Portugal)
Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1981; Mestrado em comunicação educacional multimedia, Universidade Aberta, 1992, com especialização na divulgação científica nos diferentes discursos multimedia, membro associado do ICEM/CIME: International council for educacional media.
Directora da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, 1996/2001, Ministério da Ciência e da Tecnologia. Directora do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, Parque das Nações, Lisboa,
Participação em diversas acções de formação, ateliers, seminários e conferências em temas que abrangem as áreas da Filosofia, da educação e formação tecnológica, do argumento e escrita cinematográfica, ciência e cinema, cultura científica. Membro do Júri internacional do Audiovisual Científico (Paris, Setembro 2000).

SÉRGIO REIS (Portugal)
Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Reside em Seia desde 1988. Participou em diversas exposições colectivas, de Pintura, Desenho, Cerâmica, Arte Postal e “Cartoon’, em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Brasil e Canadá. Realizou 21 exposições individuais de Pintura, Desenho e Cerâmica em diversas cidades de Portugal. Autor do livro “Os Lugares Oscilantes” (Braga, 1990). Colabora frequentemente em revistas de poesia, portuguesas e estrangeiras. Representou Portugal no Projecto “SOS Poesia”, organizado em Veneza por Giancarlo da Lio em 1993.

JÚRI DE VÍDEO NÃO PROFISSIONAL

MARIA AMÉLIA SOUSA TAVARES (Portugal)
Directora do Media Desk em Portugal.
TERESA NICOLAU (Portugal)
Licenciada em Ciências da Comunicação (U.Nova de Lisboa). Jornalista na RDP desde 1996. Jornalista da Antena Um.Autora da crónica diária na Antena 1 e na RDP-África "Cineclube". Programa de cinema "Arte 7" na Antena 1 e na RDP-África.
PEDRO MANUEL RIBEIRO CONDE (Portugal)
Licenciado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro; Curso de Pós-Graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e Ambiente; CEDOUA - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Assessoria técnica na área do planeamento territorial (Urbanismo) na Câmara Municipal de Arganil. (1996 / 1997). Técnico Superior de 2ª classe na Câmara Municipal de Seia e exercer
JOSÉ CARLOS RODRIGUES CALADO (Portugal)
Nasceu Tortozendo (Covilhã), mas vive em Seia desde os 3 anos de idade. Dedicou-se à fotografia, tornando-se fotógrafo profissional em 1985.Ao longo do tempo, procurou melhorar e aperfeiçoar a sua arte através da participação em Cursos e Workshops relacionados com o Vídeo e Fotografia. Actualmente dedica-se exclusivamente á foto-reportagem, tendo trabalhado, além de Portugal, na Polónia, Roménia, Alemanha e Marrocos. Várias exposições individuais.
ALEXANDRA PEREIRA (Portugal)
Licenciada em Antropologia. Frequentou Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Curso de Designer Industrial. Alexandra Saldanha Waddell Morais Pereira nasceu em Lisboa, mas reside em Seia.

JÚRI DA JUVENTUDE

ANA BIJOIAS MENDONÇA
Licenciada em Filosofia. Prepara doutoramente em Espanha com a tese “Vergilio Ferreira e Maria Zambrano”
ANA TERESA SEQUEIRA DA FONSECA
Biológa. Formada em Ecologia e Recursos Zoológicos, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestrado em Ecologia Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Actualmente é Técnica Superior Estagiária na Câmara de Seia (Centro de Interpretação da Serra da Estrela).
FREDERICO CORADO
Realizador, produtor de cinema e vídeo. Obras: “ O Recreio”, “A Estrela”, “Telefona-me!”. Diversos filmes publicitários e spots tv para peças de teatro. Tem também trabalhos fotográficos em exposições e publicações. Designer videográfico dos espectáculos “Fauna e Flora” (Culturgeste) e “Amália - O Musical” (Teatro Politeama).
JOÃO LAVADO GOMES VIEIRA
Curso de Tecnologias da Comunicação Audiovisual (IPP- Porto)
MARIA DO ROSÁRIO MATOS FERREIRA
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, no ano de 96; Desde Maio de 99 da área do Ambiente da Câmara Municipal de Seia.
MARIANA AZEVEDO
Aluna do Curso de Tecnologias da Comunicação Audiovisual (IPP- Porto)
SOFIA PAVIA SARAIVA
Designer. Curso de Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Estágio em Comunicação na École des Beaus Arts, de Saint Etienne, Loire (França). Coordenadora gráfica do CineEco.

Empresa Municipal de Cultura e Recreio Seia - Município de Seia - Ministério da Cultura - ICAM