APRESENTAÇÃO DO CINE'ECO EM LISBOA
Mais de 500 documentários de ambiente oriundos de 40 países concorreram à edição deste ano


A apresentação do Cine’Eco 2008 decorreu no passado dia 3 de Outubro ao fim da tarde em Lisboa, na Loja da EDP / Sustentabilidade, ao Marquês de Pombal.
Perante uma assistência de cerca de 50 convidados, entre eles parceiros e “amigos do Cine’Eco”, o Presidente do Município de Seia destacou a importância do Festival e o empenhamento da autarquia para dar continuidade a este evento de dimensão internacional. Eduardo Brito, aproveitou para criticar a falta de apoio do ICA, destacando no entanto a disponibilidade da EDP e da AIBT Serra da Estrela.
Por sua vez, Lauro António, Director Técnico do Festival fez a apresentação da edição deste ano, dando conta que este ano concorreram mais de 500 documentários, oriundos de cerca de 40 países, dos quais foram seleccionados 65 na categoria internacional e 21 na competição lusofona. Este ano a organização criou uma secção denominada “Panorama Informativo” onde serão exibidos 33 documentários, extra-competição.

Para promover o cinema de qualidade, o Cine Eco criou Secções Paralelas, como “Outras Terras, Outras Gentes”, que pretende difundir um cinema menos visto pelo grande público, mas de grande qualidade, de cinematografias não muito habituais no nosso país. Em 2008, serão exibidos no cineteatro da Casa da Cultura os filmes: Caramel, Tropa de Elite, O Lado Selvagem, Sabor do Amor, Haverá Sangue, Dot.com, O Segredo de um Cuscuz, O Sabor da Melancia, Sweeney Todd, Corações, Michael Clayton, O Acontecimento e Promessas Perigosas.

Anualmente, o Cine Eco exibe ainda alguns “Clássicos”. Este ano o escolhido é “Blade Runner”, de Ridley Scott, uma genial antevisão de um inquietante mundo do futuro, onde a questão ambiental não deixa de estar presente.
“O Amor do Cinema” destaca três nomes grandes do cinema que desapareceram este ano: Dino Risi, mestre da comédia Italiana, e Sydney Pollack e Paul Newman, realizadores e actores dos mais marcantes das últimas cinco, seis décadas do cinema norte-americano.

Para sublinhar a oficialização da Geminação Cine Eco – FICA, Seia – Goiás, será apresentado um pequeno ciclo de obras audiovisuais de Goiás.

No ano em que se comemoram 50 anos sobre as fraudulentas eleições de 1958, será homenageada a figura do General Humberto Delgado, com uma sessão onde estará presente a filha do General sem Medo, a historiadora Iva Delgado, e durante a qual serão exibidos filmes de Francisco Manso e Lauro António.
“Animação + Aventura” é o ciclo dedicado ao público infantil e juvenil, em idade escolar, conservando uma relação íntima com as escolas e as crianças. Por isso, no Cineteatro da Casa da Cultura serão exibidos os filmes “Wall.E”, “O Panda do Kung Fu”, “A Ilha de Nim”, “O Incrível Hulk”, “Persépolis”, “O Cavaleiro das Trevas” e “Blade Runner – Versão Final”.

Um conjunto diversificado de actividades paralelas farão igualmente parte da programação, com destaque para um concerto com Rodrigo Leão & Cinema Ensemble, na abertura do Festival, um concerto com Viviane, um cordão humana com mais de mil pessoas em prolo do ambiente, uma conferência sobre “territórios de baixa densidade”, exposições, workshop’s, concursos de montras, concursos escolares, etc.

Do Júri Internacional, entre outros farão parte Linda Moreira e Mara Jardim de Goiás (Brasil), Fernando Dacosta, Lídia Franco, Uxia Blanco e Anxo Santomil de Espanha, Etzel Baez da Republica Dominicana, Margarida Ruas, Ana Reis, Luis Morgadinho.

Na competição Lusofona, o Júri será constituído por Lisa França (Brasil), António Colaço, Celina Pereira, Nuno Almeida, Juliana Torcato Luiz.
O Júri das Extensões por diversos representantes dos organismos que fazem parte da rede de extensões do Festival: Lisboa, Açores, Aveiro, Albufeira,...
E o Júri da Juventude constituído por Rita Correia, Regina Babo, Jorge Antunes, Lídia Madeira, Ricardo Herdeiro, Tânia Espirito Santo,...


JURI


COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
LINDA MOREIRA / Presidente da Agência Goiania de Cultura (BRASIL)
MARA PUBLIO JARDIM / Antropóloga (BRASIL)
FERNANDO DACOSTA / Escritor
JOÃO PEREIRA BASTOS / Musicólogo
LÍDIA FRANCO / Actriz
UXIA BLANCO / Actriz (ESPANHA)
ANXO SANTOMIL / Director Cinemas Dixitais (ESPANHA)
MARGARIDA RUAS / Directora Museu da Água
ETZEL BAEZ / Director de Festival (REPÚBLICA DOMINICANA)
ANA REIS / Professora
LICINIA GIRÃO / Jornalista
LUIS MORGADINHO / Artista Plástico
JOSÉ CARLOS PESSOA / Tecnologias da comunicação
CARMEN CASTELLO-BRANCO / Realizadora
CATARINA BEIRÃO / Actriz

COMPETIÇÃO LUSÓFONA
LISA FRANÇA / Ciências da Comunicação (BRASIL)
ANTÓNIO COLAÇO / Antropólogo
FILIPA MACEDO BAPTISTA / Antropóloga
CELINA PEREIRA / Cantora (CABO VERDE)
ROSÁRIO FARDIHA / Socióloga - AVEIRO
MARIA EUGÉNIA CARDOSO LOPES / Veterinária
NUNO ALMEIDA / Advogado
JULIANA TORCATO LUZ / Socióloga (BRASIL)

JÚRI “EXTENSÕES DO CINE ECO”
SUSANA RIBEIRO / Ambientalista- LISBOA
SANDRA SILVA / Ambientalista - AÇORES
ROSÁRIO FARDIHA / Socióloga - AVEIRO
ANTÓNIO COLAÇO / Antropólogo – INATEL, ALGARVE E ALENTEJO

JÚRI DA JUVENTUDE
HELDER MAGALHÃES / Estudante FEUP
ANA JOANA AMORIM / Curso de TCAV
JONAS SANTOS / Curso de Cinema
DIANA VIEIRA / Bailarina
HELGA VINHAIS / Design, Animação Cultural
TÂNIA ESPIRITO SANTO / Ciências da Comunicação
RICARDO HERDEIRO / Ciências da Comunicação
LÍDIA MADEIRA / Arquitecta
JORGE ANTUNES / Engenheiro
REGINA BABO / Geógrafa
RITA CORREIA / Educadora de Infância


PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO GERAL CINEECO2008 »»


CINE-TEATRO CASA MUNICIPAL DA CULTURA DE SEIA

DIA 18 | OUTUBRO - 21:45H

Cerimónia de Abertura Cine'Eco

Produção: Rodrigo Leão & Cinema Ensemble – Digressão 2008
Estilo: Crossover (Classic, World,Pop)
Editora: SonyBmg
Último Álbum: Portugal um Retrato Social
Formação:Rodrigo Leão-Sintetizadores; Ana Vieira-Voz; Celina da Piedade-Acordeon e Voz; Viviena Toupikova-Violino; Marco Pereira-Cello; Bruno Silva-Viola;Luis San Payo – Bateria ;Luis Ayres-Baixo.


Sobre o Concerto

O Cinema Ensemble é o grupo que nos últimos anos tem dividido os aplausos que a música de Rodrigo Leão tem recolhido um pouco por todo o mundo.
Com uma formação invulgar que mistura instrumentos clássicos com eléctricos este grupo tem esgotado todas as melhores salas de Portugal sempre com grande sucesso de publico e critica. O Repertório da digressão de 2008 integra composições realizadas a partir do CD Alma Mater e até às mais recentes criações de Rodrigo Leão ,algumas delas ainda não editadas acompanhadas regra geral pela voz de Ana Vieira. Ao grupo base junta-se para alguns concertos a cantora Angela Silva permitindo com a sua voz lírica recriar ainda algumas canções da época de Ave Mundi Luminar e Theatrum presentes no CD e espectáculo de carreira “O Mundo”.


Rodrigo Leão

A carreira de Rodrigo Leão já leva 25 anos. Foi membro fundador de uma das mais importantes bandas portuguesas dos anos 80, os Sétima Legião, grupo que mereceu os favores da crítica e do público em Portugal e que ainda hoje é um caso de culto. Ainda na década de 80, Rodrigo integrou um inovador projecto que haveria de marcar a década seguinte, no panorama nacional e, sobretudo, internacional – os Madredeus. Com esta banda, Rodrigo viajou por todo o mundo e obteve um enorme sucesso. Nessa mesma década, em 1993, Rodrigo Leão deu início à sua carreira a solo, explorando os seus impulsos de compositor. Lançou os álbuns “Ave Mundo Luminar”, “Theatrum”, “Alma Mater”, “Pasión” e, já em 2004, “Cinema”, registo com a colaboração de Beth Gibbons dos Portishead e de Ryuichi Sakamoto que foi alvo de um generalizado aplauso e de um sólido sucesso. O ano passado, Rodrigo reviu a sua carreira a solo em “Mundo” e assinou a banda sonora de uma das melhores séries de televisão dos últimos anos, “Portugal, Um Retrato Social”.

CINE-TEATRO CASA MUNICIPAL DA CULTURA DE SEIA

DIA 25 | OUTUBRO - 21:45H

Cerimónia de Entrega de Prémios Cine'Eco

“CONFIDÊNCIAS DA MINHA RUA”
TOURNÉE DE AUDITÓRIOS
4º TRIMESTRE 2008


Viviane é uma das vozes mais carismáticas da música portuguesa. Uma atitude singular, um registo envolvente e inconfundível assinalam uma carreira consolidada pela experiência de dezassete anos de canções como compositora e intérprete de um dos melhores grupos da POP portuguesa: os Entre Aspas.

Em Abril de 2007 a cantora lança o seu segundo álbum a solo de nome “Viviane” e prepara para 2008 a sua segunda tour de auditórios e teatros.
Em Confidências da minha rua Viviane volta a surpreender num espectáculo essencialmente acústico onde para além de interpretar os êxitos do seu primeiro disco a solo – “A vida não chega” “Fado mambo“ “Alma danada”… - se aventura por outros universos musicais e explora as suas capacidades vocais conseguindo ir mais além na procura de outras sonoridades.

Entre as linguagens do Fado, do Tango e da Musette francesa, com o acordeão e a guitarra portuguesa como notas dominantes, Viviane, acompanhada também nesta formação por contrabaixo e bateria, inspirou-se nas suas memórias de infância repartidas por Portugal, França e Argentina e estruturou um espectáculo de quinze melodias que no Fado procuram a profundidade da alma e do sentimento sem o vínculo da fatalidade e, no tango descobrem o lado mais apaixonado e irreverente,

VIVIANE – VOZ E FLAUTA
TÓ VIEGAS – GUITARRA PORTUGUESA
HELENA MENDES – ACORDEÂO
FRANCISCO SANTOS – CONTRABAIXO
RUI FREIRE - BATERIA

ACTIVIDADES PARALELAS

Dias 4 e 5 – Workshop – “Filmar o Ambiente”
Esta iniciativa orientada por Frederico Corado terá como objectivo tratar junto dos jovens de Seia e da região as problemáticas formais dos conteúdos e história do documentarismo ambiental e a realização de um vídeo sobre a Serra da Estrela.

Dia 18 – das 12:00 H às 13:00 Horas e das 15:30 H às 16:30 Horas | Animação de Rua com Funfarra

Dia 18 – 21:45 Horas | Casa Municipal da Cultura – Cerimónia de abertura – concerto com Rodrigo Leão & Cinema Ensemble

Dia 19 – 17 Horas – Apresentação do livro de Denise Godoy – “Língua Travada”

Dia 22 – 10 Horas - Corredor Verde a ligar a Casa Municipal da Cultura ao CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Mais de 1500 participantes, com muitos efeitos coreográficos e animação de rua com Funfarra

Dia 24 – 10:30 Horas | Auditório do CISE - Exibição do documentário (extra-concurso) “Para além do Fogo” de Francisco Manso, seguido de um debate com a presença do Prof. Doutor Francisco Rego, Coordenador Europeu do Programa “Fire Paradoxe”. Iniciativa dirigida a escolas e corporações de bombeiros e Parque Natural da Serra da Estrela.

Dia 25 – 9:30 Horas | Auditório do CISE – Conferência: “Territórios de baixa densidade”, em colaboração com o ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) e Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia

Dia 25 – 21:45 Horas | Cerimónia de entrega de prémios e concerto com Viviane


- Concurso de Trabalhos escolares – “Pensar o Centro Urbano da Tua Cidade”
Com o apoio da Movijovem


- Concurso de Montras - “O Cinema e o Ambiente no Comércio Tradicional de Seia”, em colaboração com a Associação Empresarial da Serra da Estrela.


- Exposições e pequenas conferências


NOTÍCIAS

PALMARÉS
O documentário "Em Construção" de Zhenchen Liu foi o grande vencedor do Cine'Eco 2008, em Seia


O documentário "Em Construção" (Under Construction), do realizador Zhenchen Liu, foi o grande vencedor do Cine'Eco 2008, XIV Festival Internacional de Cinema de Ambiente de Seia.
Zhenchen Liu Nasceu em Xangai, China em 1976. Formou-se na School of Fine Art de Xangai e trabalha como freelancer em França e na China.

"Os planificadores urbanos decidiram derrubar partes da antiga cidade de Xangai para renovar a cidade. Todos os anos mais de cem mil famílias são forçadas a abandonar as suas casas e a mudarem-se para edifícios nos limites da cidade. "Em Construção" é uma visão bi – e tri – dimensional das áreas habitacionais de Xangai, agora destruídas".

O Júri Internacional atribuiu ainda os seguintes prémios:

Prémio Educação Ambiental: "Desertos em Movimento - Europa" (Wüsten im Yormarsch - Europa | Deserts on the move – Europe), de Ingo Herbst, (Alemanha, 2007);

Prémio Antropologia Ambiental - "Os Olhos Fechados da América Latina" (Los Ojos Cerrados de América latina | The Cloce Eyes of Latin America), de Miguel Mirra (Argentina, 2007);

Prémio Valorização de Resíduos - "Cemitérios digitais" (Digital Cimiteries | Digital Cimiteries), de Yorgos Avgeropoulos (Grécia, 2007);

Prémio Polis - "O Estádio Verde" (Der Prater – Ein Wilde Geschichte | The Green Stadium), de Manfred Corrine (Áustria, 2007);

Prémio Água - "Desenvolvimento Hidrográfico – Tratamento de Áreas em Sulcos" (Jalagam Vikas – Mitti Ke Bandh | Watershed Development – Earthen Dams) de Pinky Brahma Choudhury, Shobhit Jain (Índia, 2007);

Vídeo não profissional - "Não Há Terra para os Pinguins" (No Pinguin's Land | No Pinguin's Land), de Barelli Marcel, (Suíça, 2008);

Prémio Camacho Costa - "Um Sentimento Maravilhoso" (A Sense of Wonder | A Sense of Wonder) de Christopher Monger (E.U.A, 2008);

O Júri Internacional atribuiu também Menções Honrosas aos seguintes filmes:
"Os Profetas do Clima" (Die Wetterpropheten | The Weatherprophets) de Christoph Felder (Alemanha, 2007);
"Correntes – Por Amor À Água" (Flow, for Love of Water | Flow, for Love of Water) de Irena Salina (EUA, 2008);

Por ultimo o Júri Internacional deixou ainda lavrado em acta a seguinte anotação:

"A importância deste festival é primordial porque o mundo é a nossa casa e todos temos o direito de viver em harmonia. Por isso, aqui lavramos um desafio: Para o ano queremos ainda mais filmes e mais momentos para contrariar o medo de mudar".

Por sua vez, o Júri da Lusofonia atribuiu os seguintes prémios:

Premio Lusofonia: "Juruna, O Espírito da Floresta
Juruna", (O Espírito da Floresta | Juruna, The Spirit of the Forest) de Armando Sampaio Lacerda (Brasil, 2008);

Menções honrosas:
"A Luz dos Meus Dias" (A Luz dos Meus Dias | The Light of my Days) de Anabela Saint-Maurice (Portugal, 2008);
"dot.com" (dot.com | dot.com) de Luís Galvão Teles (Portugal, 2007);
"A Grande Aventura" (A Grande Aventura | The Great Adventure) de Francisco Manso (Portugal, 2008);

O Júri da Juventude atribuiu o Grande Prémio da Juventude à obra "Under Construction" – "Em Construção" (França, 2008) de Zhenchen Liu.

Analogamente, o júri jovem atribuiu ainda os seguintes prémios:

Prémio "Terra" à obra "Scarred Lands and Wounded Lives: The Envirommental Impact of War" – "Terras Feridas, Vidas de Dor" (EUA, 2007) de Alice T. Day e Lincoln H. Day, pela sensibilização emergente da capacidade auto-destrutiva da naturza Humana;

Prémio "Alerta" à obra, "Digital Cemiteries" – "Cemitérios Digitais" (Grécia, 2007) de Yorgos Avgeropoulos, pela consciencialização de um problemática desconhecida da maioria da população mundial;

Menção Honrosa à obra, "The Women at Clayoquot"- "As Mulheres de Clayoquot" (Canadá, 2008) de Shelley Wine.


O Júri das Extensões atribuiu o Prémio "Cine'Eco em Movimento" ao documentário - "Desertos em Movimento - Europa", de Ingo Herbst, (Alemanha, 2007); e as seguintes Menções Honrosas: "O Fantasma do colectivo", de Abi Feijó e "Em Construção", de Zhenchen Liu


Actividades Paralelas
A Direcção do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente de Seia está a preparar um conjunto de actividades paralelas com vista à aproximação do festival à comunidade.

A primeira iniciativa vai ter lugar já nos próximos dias 4 e 5 de Outubro, com a realização de um Workshop designado “Filmar o Ambiente”. Orientado por Frederico Corado, esta iniciativa terá como objectivo tratar junto dos jovens de Seia e da região as problemáticas formais dos conteúdos e história do documentarismo ambiental e a realização de um vídeo sobre a Serra da Estrela.

Relativamente a animação, está previsto um concerto com Rodrigo Leão & Cinema Ensemble na abertura oficial do Cine’Eco, dia 18 à noite, na Casa Municipal da Cultura e um concerto com Viviane (ex ”Entre-Aspas”), dia 25 à noite no encerramento do Festival. Ainda em matéria de animação está assegurada a presença da Funfarra, para animar as ruas, na tarde do dia da abertura e na manhã de 22 de Outubro, quarta-feira, dia de feira em Seia. Neste dia, está prevista a realização de um “Corredor Verde”, que é uma espécie de cordão humano com mais de mil pessoas a ligar a Casa da Cultura e o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, locais onde decorre o Festival. Com esta iniciativa, que contará com muitos efeitos coreográficos, a organização pretende dar visibilidade ao Cine’Eco e ao CISE.

No dia 19 está previsto a apresentação do livro de Denise Godoy – “Língua Travada” e no dia 24 a exibição extra-concurso do documentário “Para além do Fogo” de Francisco Manso, seguido de um debate com a presença do Prof. Doutor Francisco Rego, Coordenador Europeu do Programa “Fire Paradoxe”. Iniciativa dirigida a escolas e corporações de bombeiros e Parque Natural da Serra da Estrela.

No dia 25, e à semelhança do ano passado decorrerá no Auditório do CISE uma Conferência que este ano terá como tema “Territórios de baixa densidade”, em colaboração com o ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) e Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia.

No âmbito das actividades paralelas está ainda previsto um concurso escolar designado “Pensar o centro urbano da tua cidade”, com o apoio da Movijovem e destinado aos alunos da Escola Secundária de Seia, Escola Profissional da Serra da Estrela e Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia.

Em colaboração com a Associação Empresarial da Serra da Estrela decorrerá igualmente um Concurso de Montras, designado “O cinema e o ambiente no comércio tradicional” para o qual foi elaborado um Regulamento que está a ser enviado aos comerciantes da cidade.

Quanto à programação dos filmes a concurso e diversos ciclos temáticos, será anunciada muito brevemente, numa altura em que o Director Técnico do festival, o realizador e crítico de cinema, Lauro António, está a concluir esta “árdua tarefa”.


Mário Jorge Branquinho
Direcção do Festival


WORKSHOP

A Direcção do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente de Seia, vai promover nos dias 4 e 5 de Outubro nas instalações do CISE, Centro de Interpretação da Serra da Estrela um Workshop de Cinema designado “Filmar o Ambiente”.
Coordenado por Frederico Corado, o Workshop será aberto a todos os interessados, cujas inscrições poderão ser efectuadas na Câmara Municipal de Seia.
Este workshop será dividido em duas partes, uma primeira parte teórica onde serão tratadas as problemáticas formais dos conteúdos e história do documentarismo ambiental e uma segunda parte prática com a realização de um vídeo sobre a Serra da Estrela.
Em todo o workshop será dada importância ao facto de como o cinema deu forma à maneira como vemos, pensamos, consumimos e tratamos a natureza
tanto nas sociedades actuais como passadas.
Com esta iniciativa a organização pretende estimular as pessoas de Seia e da região e particularmente os jovens, para o documentarismo ambiental e assim poderem vir também a concorrer ao Festival.


Inscrições
O Cine’Eco 2008 – Festival Internacional de Cinema de Ambiente tem neste momento a decorrer o processo de inscrições para os filmes a concurso.
Segundo o Regulamento as inscrições estão abertas até 31 de Agosto, enquanto que o prazo para entrega das cópias termina a 15 de Setembro.
O Cine’Eco, que vai na sua 14ª edição, decorrerá de 18 a 25 de Outubro nos complexos da Casa Municipal da Cultura de Seia e do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e à semelhança de anos anteriores, contará com um grande número de documentários a concurso, oriundos dos quatro cantos do mundo.
Este ano o Júri Internacional será presidido pelo realizador brasileiro Carlos Diegues e estão já confirmadas as presenças da actriz espanhola Uxia Blanco, do Director de Cinemas Digitais da Galiza Anxo Snatomil, da Secretária de Estado da Cultura de Goiás (Brasil) Linda Moreira e de Otelo Saraiva de Carvalho.
O programa do festival contemplará ainda, à semelhança de anos anteriores, vários ciclos de cinema e um conjunto de actividades paralelas, das quais se destacam uma Conferência sobre “Desenvolvimento Sustentável”, um Workshop – “Filmar o Ambiente”, exposições, um concerto com Rodrigo Leão na abertura do Festival e um concerto no encerramento com “Vivianne” (ex - Entre Aspas).

O Cine’Eco é membro fundador da Associação Europeia de Festivais de Cinema de Meio Ambiente e tem parcerias com vários festivais internacionais.

No ano de 2006 foi atribuído ao Festival o Prémio Nacional do Ambiente, pela Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente. Por solicitação de algumas entidades, espalhadas pelo País, têm sido constantes as colaborações do Cine’Eco, em Extensões do Festival, Semanas de Ambiente, Dias do Ambiente, para lá de contribuições para Municípios, Escolas e Universidades, através de vários trabalhos de alunos, ou integrando painéis de debates.

Centenas de convidados, nacionais e estrangeiros, das mais diversas áreas do cinema, do ambiente, da arte, da ciência, da cultura e do saber têm passado por Seia ao longo das edições anteriores.

Entre outros, são ainda parceiros da edição deste ano do Cine'Eco a RTP, o ICA - Instituto de Cinema e Audiovisual, EDP e Império Seguros.

CONCURSO »»