Concertos

Concerto de Abertura The Crow
Sábado, 8 de Outubro, 21H45, Cineteatro da Casa Municipal da Cultura
Constituído por um quarteto de cordas e uma bateria, o projecto The Crow explora o potencial electro-acústico de temas de bandas como os U2, Muse, Guns n’ Roses, Rolling Stones, The Doors, Red Hot Chilli Peppers, Coldplay e Madonna, entre outros. No dia 8 de Outubro, actuará ao vivo na Casa Municipal da Cultura de Seia para a Abertura Oficial do CineEco 2011.

Filme-Concerto "Uma Floresta Animada", Space Ensemble
Quinta-Feira, 13 de Outubro, 15H00, Cineteatro da Casa Municipal da Cultura
Dedicado ao público escolar e famílias, o filme-concerto “Uma Floresta Animada” conjuga curtas metragens de animação finlandesas com música tocada ao vivo por instrumentos como harpa, piano e saxofone, e outros menos convencionais como balões e um serrote. O objectivo é estimular a imaginação e criatividade das crianças, encorajando-as, por exemplo, a inventarem os seus próprios brinquedos. Criado a partir de uma parceria entre os Space Ensemble, a Embaixada da Finlândia em Lisboa e o Finnish Film Contact (instituição de apoio à divulgação da cinematografia finlandesa), este espectáculo é também uma homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade (2010) e da Floresta (2011).

Entrega de Prémios e Concerto de Encerramento com Deolinda
Sábado, 15 de Outubro, 21H45 Cineteatro da Casa Municipal da Cultura

No último dia do CineEco, a cerimónia de entrega de prémios encerra com um concerto dos Deolinda. Ana Bacalhau (voz), Luís José Martins (guitarra), Pedro da Silva Martins (guitarra) e José Pedro Leitão (contrabaixo) dão vida ao projecto Deolinda que, apesar de ter inspirado no fado, não usa guitarra portuguesa, nem é sisudo ou fatalista. Num concerto dos Deolinda dança-se e canta-se, ao som da voz harmoniosa de Ana Bacalhau. Os Deolinda lançaram em Abril de 2008 o seu primeiro álbum, Canção ao Lado, que foi dupla-platina. O segundo e mais recente disco, "Dois Selos e Um Carimbo", lançado em 2010, entrou directamente para nº 1 do top de vendas português e recebeu o galardão de platina em Novembro desse ano. Os Deolinda ganharam o Globo de Ouro na categoria de "Melhor Revelação do Ano" em 2009 e na categoria de "Melhor Grupo" em 2011. Venceram também o Prémio Amália Rodrigues na categoria de "Música Popular"

 

 

Tertúlia-Debate ECO2SEIA

Verdes São os Territórios do Interior

Sexta-Feira, 14 de Outubro, 18H00, Espaço Internet da Casa Municipal da Cultura
Organização: CAOS – Borboletas e Sustentabilidade (empresa de consultoria e formação especializada em ambiente, alterações climáticas e no desenvolvimento baixo carbono)
Moderadora: Carla Castelo, jornalista da SIC especialista em ambiente
Oradores: Carlos Filipe Camelo (Presidente da Câmara Municipal de Seia), Nuno Lacasta (Director do CECAC– Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas, José Manuel Palma (Professor na Universidade de Lisboa), Helena Freitas (Vice-Reitora da Universidade de Coimbra)

Esta tertúlia-debate enquadra-se num projecto mais vasto - o ECO2Seia – que, através de um conjunto de iniciativas, pretende sensibilizar os cidadãos e agentes económicos da região para a importância da eficiência. O principal objectivo é dar a conhecer a um público abrangente argumentos que demonstrem que a criação de riqueza nos territórios do interior passa pelo ambiente, pelo baixo carbono e por uma aposta na sustentabilidade. Para fazer de Seia uma cidade referência em termos ambientais, a Câmara Municipal aderiu ao Pacto dos Autarcas em 2010 (cujo objectivo é implementar as melhores práticas no domínio das energias sustentáveis no concelho) e encontra-se actualmente a elaborar o seu Plano de Acção para a Energia Sustentável, de modo a definir a sua meta de redução para 2020.

 

 

Workshops

Eco-Condução
Sábado, 15 de Outubro, 15h30, CISE
Organização: OCCAM


A eco-condução consiste na adopção de hábitos de condução eficientes que permitem reduzir o consumo de combustível, os impactes ambientais negativos e também a sinistralidade rodoviária. Se adoptarmos simples gestos na condução de um automóvel, tiramos maior partido das suas capacidades tecnológica, optimizamos os consumos, reduzimos custos, evita-se a emissão de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos locais, e promovemos uma maior segurança rodoviária. Neste workshop, os participantes irão aprender técnicas específicas de eco-condução, compreendendo o motivo e a forma como cada uma dessas técnicas funciona. Terão, ainda, oportunidade de esclarecer alguns dos mitos ligados à condução de um automóvel.

 

 

Exposições

Pintura

Num Olhar
Rui Cristino da Silva
Galerias da Casa Municipal da Cultura

Rui Cristino da Silva pintou em telas realistas imagens da natureza e da “beleza monumental de Seia” em lugares como o Dólmen de Paranhos, a Lagoa do Covão do Curral, o Sandomil, a Maceira, o Burgo da Lousã, e também de Linhares da Beira e Coimbra. “Seia, cidade no alto da Serra da Estrela, parece querer abraçar Portugal. E foi ‘num olhar’ do belo destas paisagens que a Casa Municipal da Cultura me fez este convite”, diz o pintor sobre a exposição.

Fotografia

Fogo e Ferro Forjado
Mário Jorge Branquinho

Foyer do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura
Na vila de Loriga, concelho de Seia, há muitas décadas que se recicla o ferro-velho na forja abrasadora da fundição. “É fogo inflamado que arde e se vê, incandescente e quente, moldando o ferro e os sentimentos de quem ali trabalha. Imagens de uma faina ancestral, a ferro e fogo forjado, com as portas abertas ao mundo”, diz Mário Jorge Branquinho, autor das fotografias que compõem esta exposição.

Fotografia

A Serra da Estrela a Três Dimensões
CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela

Explorando temas centrais como a geologia, a geomorfologia, os habitats naturais, a flora e a fauna da Serra da Estrela, esta mostra procura evidenciar a divisão clássica da Serra da Estrela em três andares bioclimáticos: um andar basal, que representa as zonas de mais baixa altitude; um andar intermédio, referente à zona compreendida entre os 800 e os 1600 metros; e um andar superior, onde se apresentam os habitats situados acima dos 1600 metros. As áreas referentes a cada um destes três níveis encontram-se estruturadas em torno de um conjunto de painéis que representam os principais habitats naturais, aos quais se associam elementos do espólio científico-natural do CISE, tais como material da osteoteca, da plumoteca, do herbário e da colecção de entomologia. A par dos painéis, exibe-se um conjunto de módulos relativos à geomorfologia e história geológica da Serra da Estrela, bem como amostras de rochas, minerais e maquetas dos principais vales glaciários da serra. A exposição inclui ainda um conjunto de terrários e aquários, onde é possível observar diversas espécies de invertebrados em diferentes fases do seu ciclo de vida.

Fotografia

Invertebrados da Serra da Estrela
CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela

Os invertebrados – que incluem escorpiões, aranhas e insectos, entre outros animais – representam o grupo faunístico mais abundante e diversificado do planeta. Assumem uma importância extrema na maioria dos ecossistemas, pois desempenham um papel chave no funcionamento das cadeias tróficas, na polinização das plantas e na decomposição da matéria orgânica. Na Serra da Estrela, apesar das extensas lacunas de conhecimento sobre a sua diversidade, distribuição e estatuto de conservação, este grupo inclui mais de 2000 espécies, muitas das quais merecem destaque especial por se encontrarem protegidas por lei ou por apresentarem uma distribuição restrita à Península Ibérica, Portugal ou, até mesmo, à Estrela. As imagens que integram esta exposição apresentam algumas das espécies mais emblemáticas da serra, procurando despertar o desejo da sua descoberta e alertar para a necessidade da sua conservação. A exposição inclui um conjunto de 20 fotografias a cores e conta com trabalhos recebidos no âmbito do IX Concurso de Fotografia do CISE, seleccionados por um júri.

 

 

Ciclo de Cinema

Ciclo “Entre a Lente e a Mente”

10 A 14 De Outubro, 15H00, CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Sala 2


O ciclo “Entre a Lente e a Mente” propõe a abordagem de um conjunto de filmes através do olhar da psiquiatria. À semelhança do que aconteceu na edição de 2009, o CineEco desafiou quatro médicos psiquiatras a seleccionarem quatro filmes e a apresentarem a sua visão sobre eles. Cada escolha é justificada num texto disponível para os espectadores, e logo depois da sessão haverá um debate com o público.
A Lenda de 1900, de Giuseppe Tornatore (1998)
A Minha Versão do Amor, de Richard J. Lewis (2010)
Michael Clayton – Uma questão de Consciência, de Tony Gilroy (2007)
Paris Texas, de Wim Wenders (1984)

 

 

Programa de Empreendedorismo Verde da Universidade Lusófona

O Mundo não é um Cinzeiro

13 de Outubro, 17h00, Auditório da Casa Municipal da Cultura


A Universidade Lusófona vai apresentar, no CineEco, o Programa de Empreendedorismo Verde (PEV) e o Projecto das Beatas - O Mundo Não é Um Cinzeiro - nas suas componentes científica, tecnológica, pedagógica e de educação e sensibilização ambiental. A apresentação abordará todos os processos deste projecto, explicando os estudos de ecotoxicidade das beatas que estão a ser realizadas nos laboratórios da universidade e o sistema de recolha separativa que está a ser feito no Campus da Lusófona em Lisboa.
O Programa de Empreendorismo Verde está a ser desenvolvido no âmbito do Protocolo celebrado em 2007 entre a Universidade Lusófona e a Universidade da Califórnia, desde o início de Junho de 2010. A missão é a de estabelecer na Universidade Lusófona um programa interdisciplinar, de médio/longo prazo, destinado a servir de plataforma para o desenvolvimento de projectos inovadores na área do Ambiente.

 

 

Test Drive

Test Drive Nissan Leaf

8, 9, 14 e 15 de Outubro das 15 às 21 horas, em frente à Casa Municipal da Cultura de Seia


O CineEco vai andar de carro eléctrico com a parceria da Nissan. De forma a tornar o festival ainda mais sustentável, o CineEco e a Nissan associam-se para promover o uso de carros eléctricos, dando a conhecer as suas vantagens junto do público do festival.

Esta é uma acção que pretende sensibilizar os utilizadores para um futuro mais sustentável. Nesta perspectiva, vai ser colocado um stand com um Nissan Leaf, veículo 100% eléctrico, eleito Carro do Ano 2011, para exposição durante todo o festival. Durante quatro dias - 8, 9, 14 e 15 de Outubro – os convidados do festival e o público em geral terão a oportunidade de marcar e realizar um test drive e aprender mais sobre a tecnologia avançada do veículo e as suas características inovadoras.

Marcação de test drive Nissan Leaf a partir de dia 4 de Outubro
Test drive nos dias 8, 9, 14 e 15 de Outubro das 15 às 21 horas
Duração: 30 minutos / Até 4 pessoas
Apresentação da carta da condução do condutor obrigatória

Inscrições no Guest Office | Casa Municipal da Cultura de Seia
De 4 a 15 de Outubro, entre as 12 e as 20 horas
Ou por email: guest@cineecoseia.org